Esboço de Pregação

Olá! Sejam todos Bem Vindos!!! Aqui você vai encontra: Esboço de Pregação, Sermão, Como Elaborar Esboço, Ilustrações entre outras variedades. Toda Semana “UMA MENSAGEM NOVA: Boa Navegação e que o Senhor Fale Contigo.

7/7/10

Bênção advindas da morte de Jesus

Texto (Hb.2:14-18) “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a sabes, o diabo, e livrasse a todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida. Pois ele, evidentemente, não socorre a anjos, mas socorre a descendência de Abraão. Por isso mesmo convinha que, em todas as cousas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas cousas referentes a Deus, e par afazer propiciação pelos pecados do povo. Pois naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados”.
Introdução
Milhares morrem todos os dias, Mas nenhuma morte pode se comparar à morte de Jesus Cristo, Por que? O estudo do texto de Hebreus 2.14-18 responde com muita leveza e riqueza a esta pergunta.

Primeira Bênção

JESUS DESTRUIU AQUELE QUE TEM O PODER DA MORTE

1) O diabo tem trazido a morte desde o Éden (Gn.2.17;3.19) “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado: porque tu és pó e ao pó tornarás”. Segundo o ensino de Jesus, ele veio para matar (Jo.10:10) “O Ladrão vem somente para roubar, matar, e destruir”. Coisas como: drogas, violência; sequestros, crismes hediondos; são armas satânicas.

2) Milhos têm sido vítimas do diabo. Ele está matando o vigor, a alegria, o entusiasmo, a pureza, o respeito a esperança em muitas vidas.

3) A boa notícia que temos é esta: JESUS CRISTO, ao morrer na cruz em nosso lugar, destruiu aquele que tem o poder da morte. O diabo (ICo.15:54-55,57) “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo”. (Ap.1:18) “E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da morte e do inferno”. (Ap.21:4) ” E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousa passaram”. (Hb.2:14) “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, par que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo”.

Segunda Bênção

JESUS LIVROU OS QUE TINHAM PAVOR DA MORTE E ESTAVAM SUJEITOS À ESCRAVIDÃO

(Hb.2:15) “E livrasse a todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida”.

1) Quantas pessoas são escravas do medo da morte, vivem debaixo do pavor? Há pessoas que perdem o entusiasmo, a alegria de viver; só pelo fato de pensarem na morte, são escravas.

2) Cristo morreu na cruz para nos livrar deste pavor e escravidão. Aleluia! (Hb.2:15) “E livrasse a todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida”.

3) O nosso socorro está no nome do Senhor (Sl.124) “Não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado, Israel que o diga; não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, e nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós; as águas nos teriam submergido, e sobre a nossa alma teria passado a torrente; águas impetuosas teriam passado sobre a nossa alma. Bendito o Senhor que não nos deu por presa aos dentes deles. Salvou-se a mossa alma, como um pássaro do laço dos passarinheiros; quebrou-se o laço, e nós nos vimos livres. O nosso socorro está em o nome do Senhor, criador do céu e da terra”.

Terceira Bênção

JESUS SE TORNOU O SUMO SACERDOTE

1) Arão foi o sumo sacerdote no período da lei.

2) Jesus Cristo é o nosso sumo sacerdote, na dispensação da graça. Quais são suas qualidades? É semelhante a nós, identificou-se conosco; é sem pecado; é misericordioso; é fiel.

3) Que maravilhoso sumo sacerdote temos nós os salvos e redimidos! (Hb.4:15) “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, antes foi ele tentado em todas as cousas, à nossa semelhança, mas sem pecado”. (Hb.7:25) “Por isso também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”. (Rm.8:34) “Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou antes quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós”.

Quarta Bênção

NAQUILO QUE SOFREU, ELE É PODEROSO PARA SOCORRER OS QUE ESTÃO SENDO TENTADOS

1) A tentação em si não é pecado.

2) A tentação não procede de Deus (Tg.1:13) “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e ele mesmo a ninguém tenta”.

3) Pelo fato de Jesus ter sofrido a tentação é que ele é poderoso para nos socorrer quando somos tentados. Logo, ele é o nosso socorro (Sl.46.1) “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”. (Sl.124:8) “O nosso socorro está em o nome do Senhor, criador do céu e da terra”.

Conclusão

Temos tudo isso porque Jesus de Nazaré deu a sua vida por nós. Mais que isso, ele venceu a morte em nosso lugar. Sendo o nosso predecessor na ressurreição. Mas toda esta obra de Jesus só terá valor para você no momento em que, prostrado aos pés da cruz, você se entregar completamente a ele. Saber fatos a respeito de Jesus não é o suficiente. O que significa agora para você a morte e a vitória de Jesus? Ela pode ser ainda hoje a garantia de sua salvação, a certeza da vitória sobre a morte e o pecado, a alegria de uma vida nova e cheia de significado, a paz interior por estará na presença de Deus, o amor e a alegria de uma vida plena. Estas bênçãos são propriedade daquele que pertencem de corpo, alma e espírito ao Senhor Jesus Cristo.

 

Do Púlpito 2

Autor: Messias Anacleto Rosa

Editora Descoberta Ltda.

Londrina - Curitiba

criado por Josias Silva    00:17 — Arquivado em: Esboço de Pregação

6 Comentários »

  1. Comentário por amelia ap ribeiro — 27/07/2010 @ 19:31

    GOSTARIA DE PREGAR COM ESBOLÇO MAIS NAO CONSIGO DEUS ABENSOES.

    Pastor Josias Silva

    Pastor Josias Silva Reply:

    A Paz do Senhor

    Irmã Amélia Ribeiro, não importa à forma de se pregar a palavra de Deus, tanto faz, com o uso de esboço, ou sem, o mais importante é a unção do Espírito Santo na vida do pregador. Ou seja: “tanto o pregador que faz uso do esboço, e o pregador que não usa o esboço, se não buscarem de Deus estarão vazios. Deixa o Senhor te usar da forma que você é, mais… esforça-te que o Senhor te ajudará.

    Muito obrigado pelo seu comentário

    Pastor Josias Silva

  2. Comentário por MISSICIONÁRIO LAFAIETE DE PAULA — 21/11/2010 @ 13:40

    amado louvo á Deus por homens como vc ,pois atravéz de vc somos impaquitados com á palavra de Deus.este estudo é maravilhoso.á paz do sr jesus.

    Pastor Josias Silva

    Pastor Josias Silva Reply:

    Muito Obrigado!!! Miss. Lafaiete de Paula pelo seu comentário,e pelo carinho expressado, volte mais vezes!!! Que o Senhor continue abençoado sua vida seu ministério e sua família.

    A Paz do Senhor Jesus

    Pastor Josias Silva

  3. Comentário por Moisés — 30/07/2013 @ 19:01

    Se o diabo e o pecado foram destruido com a morte de Jesus na cruz, então não existem mais o pecado e o diabo?
    Por que se pregam ainda o pecado e o diabo?

    Josias Silva

    Josias Silva Reply:

    Ola, Boa Tarde. Moisés, quando Deus criou o homem na sua forma original. ou seja: Sem “PECADO” Adão se não tivesse pecado ele e toda a raça humana seriam seres eternos. Deus não fez o homem com a intenção da sua criação viver por um tempo e depois passar pelo estágio da morte. Mais, o homem foi criado por Deus para ser eterno. Assim como os anjos são eternos e de uma hierarquia e classe distinta e diferente e superior a classe humana, e são seres eternos, assim também, haveria de ser com a raça humana. Pois bem! Após a queda da raça humana, com nos diz a palavra de Deus. “Por um único homem (ADÃO) ENTROU O PECADO NO MUNDO, ASSIM TAMBÉM, FOI POR UM ÚNICO HOMEM (JESUS) QUE A SALVAÇÃO ENTROU NO MUNDO” O Pecado foi germinado no mundo pelo Diabo… Satanás (Lúcifer) que naquela ocasião foi representado pela serpente. Adão após aceitar o prato que lhe foi oferecido pelo diabo que primeiro seduziu a sua mulher Eva e por Eva chegou até Adão. Quando Adão come do fruto proibido naquele exato momento ele deixou a forma original a qual foi criado. Aquele ser que foi criado sem pecado…. Pela sua desobediência deixou de ser um ser puro e PASSOU A SER UM SER PECADOR…. Deus para livrar o seu filho Adão de viver eternamente no pecado foi obrigado a lhe expulsar do Jardim do Edén. Por que? Porque Adão havia comido o fruto do conhecimento! E foram lhe abertos os seus olhos… Para Adão agora não tocar no fruto da arvore da vida e viver eternamente do pecado, Deus o expulsou do Jardim. JESUS DESTRUIU O PODER DAQUELE QUE TINHA O PODER DA MORTE… O DIABO E O PECADO AINDA EXISTEM E O SEU FIM TOTAL SERÁ NO LAGO DE FOGO APOS o Milênio. O que JESUS DESTRUIU FOI O PODER QUE SATANÁS TINHA DE APRISIONAR AS PESSOAS NO PECADO. Antes, de Jesus morrer pelos nossos pecados, o diabo tinha o controle absoluto sobre o homem pecador, mais agora não… Uma porta foi aberta e o homem não precisa mais viver no pecado e morrer no pecado. (O DIABO AINDA EXISTE… E ENQUANTO EXISTIR O DIABO AINDA EXISTIRÁ O PECADO, POIS O PECADO SÓ EXISTE POR MEIO DE SATANÁS) Quando qualquer pessoa diz que Jesus destruiu a morte, significa que o Sangue de JESUS nos limpa, nos purifica e nos perdoa de todo o pecado. o poder que o diabo tinha de aprisionar uma pessoa no seu jugo pecaminoso, foi destruído apos a morte e ressurreição de Jesus Cristo. JESUS PAGOU UM ALTO PREÇO PELOS NOSSOS PECADOS. Hoje só vive no pecado e morre no pecado quem quiser….. O que era impossível para o homem.. JESUS FEZ POR NÓS….. (JESUS DESTRUIU O PODE QUE O DIABO TINHA DE APRISIONAR A RAÇA HUMANA NO PECADO) Porque se pregam ainda sobre o pecado e o diabo? porque o diabo ainda existe e enquanto ele existir sempre haverá pecado. Mais, o seu fim está próxima…. Quando o Senhor o lançar no inferno…No lago de fogo…. Aí a morte e o pecado será eliminado para sempre…. Na própria mensagem postada você encontrará a resposta para a sua pergunto. Obrigado por você ter acessado o meu blog e pelo seu comentário. Tenha um domingo abençoado e uma semana abençoada de grandes vitórias e conquistas.

    A Paz do Senhor

Deixe um comentário

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://pastorjosiassilva.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.