Sete atitudes que promoverão em nossas vidas um contínuo e verdadeiro avivamento até ao fim

Postado por Pastor Josias Silva | Postado em Esboço de Pregação | Postado dia 31-07-2010

8

 
Texto (Daniel 12.13ª) "E você, Daniel, continue firme até o fim." (NTLH)
Introdução
Daniel é um claro exemplo de uma vida que experieciou um contínuo e verdadeiro avivamento. A idéia de avivamento disseminada por muitos em nossos dias precisa ser revista. Muito daquilo que chamam de avivamento na atualidade não passa de momentos emotivos e pontuais. As sete atitudes que aprendemos com o profeta Daniel, que possibilita e identifica um avivamento contínuo e verdadeiro em nossas vidas são:
Primeiro
RECEBER UMA BOA FUNDAMENTAÇÃO ESPIRITUAL, FRUTO DO APRENDIZADO EQUILÍBRIO E SÉRIO DOS RUDIMENTOS DA FÉ.
Como filho de Judeus ele certamente recebeu isso em seu lar (Dt 6.1-9), 1- Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR vosso Deus para ensinar-vos, para que os cumprísseis na terra a que passais a possuir; 2 -  Para que temas ao SENHOR teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados. 3 - Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os guardares, para que bem te suceda, e muito te multipliques, como te disse o SENHOR Deus de teus pais, na terra que mana leite e mel. 4 - Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. 5 - Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. 6 -E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 - E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. 8 - Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. 9 - E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas”. Pois caso contrário, teria sucumbido na fé em face às calamidades que enfrentou ainda muito jovem, chegando ao ponto de ser levado cativo para a Babilônia (Dn 1.1-6) 1 - No ano terceiro do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei de babilônia, a Jerusalém, e a sitiou. 2 - E o Senhor entregou em suas mãos a Jeoiaquim, rei de Judá, e uma parte dos utensílios da casa de Deus, e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e pôs os utensílios na casa do tesouro do seu deus. 3 - E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes, 4 - Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus. 5 - E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei. 6 - E entre eles se achavam dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias”.
Segundo
TOMAR DECISÕES DIRIGIDAS POR PRINCÍPIOS, E NÃO PELAS CIRCUNSTÂNCIAS.
Com o propósito de levar vantagens ou de não ser sofrer perdas ou danos, muitos tomam decisões relativizando os princípios espirituais, morais e éticos das Sagradas Escrituras (Dn 1.8) E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar”.
Terceiro
TER CONVICÇÃO DOS DONS, HABILIDADES QUE RECEBEU DO SENHOR, PARA QUE POSSA RECONHECER OS PRÓPRIOS LIMITES E POSSIBILIDADES COMO ESCOLHIDO DE DEUS PARA UM PROPÓSITO ESPECÍFICO
(Dn 1.17) Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos”.
Quarto
MANTER-SE SIMPLES E HUMILDE DIANTE DO CRESCIMENTO, DO SUCESSO E DA PROJEÇÃO ACADÊMICA, PROFISSIONAL, MINISTERIAL, NÃO SE TORNANDO ARROGANTE
(Dn 2.48-49) 1- Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador de toda a província de babilônia, como também o fez chefe dos governadores sobre todos os sábios de babilônia. 2 - E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na porta do rei”.
Quinto
MANTER A REGULARIDADE E A DISCIPLINA NA PRÁTICA DEVOCIONAL DA AORAÇÃO
(Dn 6.10) Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer”.
Sexto
SER UM ASSÍDUO LEITOR E ESTUDANDE DAS SAGRADAS ESCRITURAS
(Dn 9.1-2) "1- No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus, 2 - No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos".
Sétimo
DESEJAR BUSCAR E CRESCER EM EXPERIÊNCIAS PESSOAIS E SOBRENATURAIS COM DEUS E NA REALIZAÇÃO DE SUA OBRA“SONHOS. VISÕES, ILUMINAÇÃO DAS VERDADES BÍBLICAS, PREGAÇÃO E ENSINO COM AUTORIDADE E PODER, INTERVENÇÕES DO SENHOR NO CURSO DA HISTÓRIA, SABEDORIA E CONHECIMENTO VINDOS DO SENHOR
(Dn. 2.19) Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; então Daniel louvou o Deus do céu”; (Dn. 4.19) Então Daniel, cujo nome era Beltessazar, esteve atônito por uma hora, e os seus pensamentos o turbavam; falou, pois, o rei, dizendo: Beltessazar, não te espante o sonho, nem a sua interpretação. Respondeu Beltessazar, dizendo: Senhor meu, seja o sonho contra os que te têm ódio, e a sua interpretação aos teus inimigos”; (Dn. 5.24-31)24 - Então dele foi enviada aquela parte da mão, que escreveu este escrito. 25 - Este, pois, é o escrito que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM. 26 - Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou. 27 - TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. 28 - PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas. 29 - Então mandou Belsazar que vestissem a Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro no governo do seu reino. 30 - Naquela noite foi morto Belsazar, rei dos caldeus. 31 - E Dario, o medo, ocupou o reino, sendo da idade de sessenta e dois anos”; (Dn. 7.1)No primeiro ano de Belsazar, rei de babilônia, teve Daniel um sonho e visões da sua cabeça quando estava na sua cama; escreveu logo o sonho, e relatou a suma das coisas; (Dn. 8.1) “No ano terceiro do reinado do rei Belsazar apareceu-me uma visão, a mim, Daniel, depois daquela que me apareceu no princípio; (9.21) “Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde”. (Dn.10.1) “No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome era Beltessazar; a palavra era verdadeira e envolvia grande conflito; e ele entendeu esta palavra, e tinha entendimento da visão”.
Conclusão
Siga o exemplo de Daniel para não apenas começar bem a sua trajetória de fé e serviço, mas viver plenamente, continuamente e verdadeiramente um avivamento até ao fim.
Autor: Pr. Altair Germano
 

Comentários (8)

  1. CLESILVIO disse,

    A PAZ DO SENHOR PASTOR.EM SERA Q VC PD MANDA PARA MIM.MENSAGEM.PARA EU ESTUDA PASTOR.OU APOSTILA…..DEUS TI AM

    Pastor Josias Silva

    Pastor Josias Silva Reply:

    Irmão agradeço pela sua visita no meu blog. Gostaria muito em poder mandar mensagens para o irmão ou apostila. Fica muito difícil para mim, pois como Pastor tenho uma vida muito corrida. Fica mais fácil o irmão entrar no meu blog e estudar.

    A Paz do Senhor
    Pastor Josias Silva

  2. Lucas eduardo de avila disse,

    louvo a Deus pela vida do irmão e que o Pai continue abençoando seu minestério.

    Pastor Josias Silva

    Pastor Josias Silva Reply:

    Muito Obrigado!!! Lucas Eduardo Por você ter acessado o meu blog, e pelo seu comentário. Que o Senhor continue te abençoado hoje e sempre.

    A Paz do Senhor Jesus

    Pastor Josias Silva

  3. limarcos disse,

    parabén pr. oro a deus para que ele continue lhe acrescentando sabedoria do alto e muito sucesso no seu ministério!

    Pastor Josias Silva

    Pastor Josias Silva Reply:

    Amém! Agradeço irmão pela vossas orações… Muito obrigado por você ter acessado o meu blog e pelo seu comentário… Tenha uma semana de Grandes Vitórias e Conquistas…

    A Paz do Senhor

    Pastor Josias Silva

  4. jaciane disse,

    gostaria de fazer um sermao sobre daniel eos tres amigos na fonalha mas nao sei como comesa

    Pastor Josias Silva

    Pastor Josias Silva Reply:

    Olá! Jaciane muito obrigado por você ter acessado o meu blog e pelo seu comentário… Olha, primeiramente ore ao Senhor e busque nele o que ele quer revelar para você…. Lei bastante o texto bíblico sobre a passagem que você quer esboçar… a cada leitura o Senhor vai te revelar alguma coisa que ele quer te passar… Então, depois que você orou pedindo ao Senhor para colocar as palavras em seu coração e pediu a ajuda do Espírito Santo para te guiar… Chegou a hora! Agora você estará pronta para a fazer o esboço… Tenha uma noite abençoada de quinta - feira e um excelente final de semana de grandes vitórias e conquistas….

    A Paz do Senhor

    Atenciosamente

    Pastor Josias Silva

Comentar