Quando meus olhos estão fechados!

Postado por Pastor Josias Silva | Postado em Esboço de Pregação | Postado dia 09-08-2010

4

Texto (Lc. 24.13-16) 13 - E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. 14 - E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. 15 - E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. 16 - Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem”.

Introdução

O texto mostra uma situação vivida por dois discípulos que caminhavam desesperançados conversando, questionando até, quem sabe, o fato de alguém em quem depositaram tanta confiança estar morto; três dias atrás eles haviam presenciado sua dolorosa morte na cruz do Calvário e agora sofriam tanto! Enquanto conversam, Jesus aparece e começa a caminhar com eles, conversa com eles, mas a Bíblia no verso 16 do cap. 24 de Lucas que "seus olhos estavam como que fechados, para que O não conhecessem." Olhos fechados! Quantas pessoas por aí sofrendo por estarem com os olhos fechados, e não reconhecerem Jesus no meio da estrada da vida! Será que eu e você estamos assim também?
Vamos ver se a gente descobre?

Vejamos então algumas características de alguém assim.

Quando meus olhos estão fechados

Primeiro

EU PASSO A VALORIZAR COISAS AO INVÉS DE PESSOAS

(ICo. 3.19) Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia”. Coríntios 3.19, o apóstolo Paulo fala que a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus! Ter cultura aqui na terra é bom, mas não é o essencial. As pessoas no mundo de hoje são valorizadas pelo que tem e não pelo que são. Será que você e eu não estamos agindo da mesma maneira? Valorizando coisas? Esta é uma atitude de alguém que tem seus olhos fechados para Jesus! O texto da carta de Tiago 4.3 é uma espécie de "puxão de orelha" nos materialistas e carnais:” Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites". Característica de quem anda com os olhos fechados para Jesus, pois não percebe que um ser humano vale mais que qualquer bem material! Que triste realidade! Deus abra nossos olhos! Queremos ver Jesus, sentir Sua presença, olhar para as pessoas com Seus olhos!  (Tg. 4.1-3) 1 - De onde vêm às guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? 2 - Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. 3 - Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. 4 - Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

Outra característica de quem está com os olhos fechados.

Quando meus olhos estão fechados

Segundo

EU POSSO A ACHAR QUE TODOS ESTÃO ERRADOS, A MENOS QUE CONCORDEM COMIGO

(Tg. 4.11-12) 11 - Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. 12 - Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?” Tiago fala neste texto sobre o relacionamento entre os irmãos na igreja! Quando o que eu penso não pode ser questionado por ninguém, eu começo a julgar meu irmão, falar mal dele, pois o mesmo não pensa e nem age como eu! Embora façamos parte da mesma comunidade, eu não admito que alguém me contrarie e aí começo a falar mal de todos! Conviver com o diferente e amá-lo está além das minhas forças! Será que eu estou agindo assim? Como vou ajudar alguém a sair da lama se me isolo dela por não pensar como eu? Será mesmo que só eu estou certa? Só Deus e Sua Palavra não são questionáveis! Eu e você somos e as pessoas têm o direito de discordar da gente! Leia (Lc. 6.31) E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também”. Deus abra nossos olhos Espirituais! Queremos ver tua face!  Como estão nossos olhos?

Vejamos mais uma característica de alguém que tem seus olhos fechados.

Quando meus olhos estão fechados

Terceiro

EU PASSO A VER APENAS O LADO RUIM DAS COISAS

(Lc. 24.21) E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram”. Sim, pode ter certeza de que o pessimismo é uma marca de quem está com os olhos fechados! Alguém que não consegue perceber a presença de Deus cuidando dele, controlando a situação, que acha que tudo está ruim, nada presta, a vida é uma droga, só pode estar mesmo com os olhos fechados!
Conclusão
Assim como aqueles discípulos, muitos hoje estão vivendo assim; não percebem a presença de Jesus convidando-os a conhecerem a Verdadeira Vida! Estão sempre olhando para o lugar errado! Olhos espirituais fechados! Como estão os teus? Deixe que Jesus abra teus olhos, antes que seja tarde demais! É o que desejo, de coração.
Autora: Else Dias do Amaral Pereira

Comentários (4)

  1. maria ines disse, achei muito boa esta pregaçao Deus continei usados vcs
    Pastor Josias Silva

    Pastor Josias Silva Reply:

    Obrigado!!! Maria Inês pelo seu comentário e por você ter acessado o meu blog, Deus te abençoe. A Paz do Senhor Pastor Josias Silva
  2. maria salete disse, que jesus possa continuar te abençoando cada dia mais
    Pastor Josias Silva

    Pastor Josias Silva Reply:

    Obrigado!!! pelo seu comentário De seu Pastor Josias Silva

Comentar